No passado dia 19 de abril, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), enquanto entidade coordenadora da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central, promoveu mais uma reunião deste órgão, desta feita tendo o Município de Borba enquanto anfitrião.

Da ordem de trabalhos desta reunião constavam, entre outros, o Plano de Garantia para a Infância. Este documento foi apresentado pela Dra. Sónia Almeida, coordenadora nacional deste programa. Neste ponto, foram apresentados os pilares do Plano de Ação de Prevenção e Combate à Pobreza Infantil que assentam essencialmente em quatro pontos:

 Pilar I: Emprego, Qualificação e Competências.

 Pilar II: Proteção e Ação Social.

 Pilar III: Acesso a Serviços Essenciais.

 Pilar IV: crianças e jovens especialmente vulneráveis.

Após a apresentação do Plano da Garantia para a Infância, procedeu-se à cerimónia de assinatura de Protocolo de Colaboração entre o Município de Borba e o Plano Nacional de Garantia para a Infância, com a formalidade de constituição do Núcleo Local Garantia para a Infância (NLGPI).

Foi ainda prestada informação pela Segurança Social sobre a cooperação e respostas sociais, nomeadamente o Programa Creche Feliz e PROCOOP, da 5ª Geração do Programa de Contratos Locais de desenvolvimento Social (CLDS – 5G). Abordou-se adicionalmente o Programa Radar Social e os programas PRR e PARES e, os Protocolos CAVI (Centros de Apoio à Vida Independente).

Fonte: Nota de Imprensa / Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)

Secção de comentários fechada.

Veja também

Campanha do Banco Alimentar nos dia 25 e 26 de maio de 2024

A Campanha do Banco Alimentar é já nos próximos dias 25 e 26 de maio, nos supermercados …