O Município de Reguengos de Monsaraz iniciou no dia 16 de abril, uma campanha sobre reciclagem doméstica, intitulada “Quem ama, cuida. Quem cuida recicla”. A campanha, no valor de 39 mil euros, visa a entrega porta-a-porta de cinco mil ecopontos domésticos, tem o apoio da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos e é cofinanciada em 55 por cento pela Sociedade Ponto Verde.

Os ecopontos domésticos vão ser distribuídos em todos os domicílios das localidades do concelho, juntamente com um folheto informativo e um íman sobre reciclagem. A entrega dos equipamentos decorre de 16 de abril a 6 de julho, de segunda a sexta-feira das 17h30 às 20h e aos sábados entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h.

Em simultâneo com a entrega dos ecopontos nos domicílios, realiza-se uma campanha de informação e sensibilização nas rádios locais do concelho, no site e nas páginas das redes sociais da autarquia. A campanha é baseada numa abordagem emocional e identitária, usando elementos da memória afetiva e da identidade local para incentivar a prática da reciclagem pelos munícipes.

A ligação emocional evoca memórias e sentimentos ligados à história, a lugares familiares e a experiências partilhadas, procurando despertar afetos, pertença à localidade e orgulho pela comunidade. “Em Reguengos vale a pena reciclar? Se este é o local das suas memórias, da sua história, da calçada da escola e do café da praça. Se aqui passou verões, juntou amigos e viveu amores. Se é aqui que fica a casa do primo, o portão do vizinho, a escola dos miúdos e a mercearia do lado. Se aqui foi a banhos, partilhou sandes, percorreu ruas e bares. Se este é o sítio onde nunca se perde, onde sabe o nome das ruas, dos montes, dos parques e sítios. Se este é o local mais belo que conhece por mais belos locais que conheça. Então sim, por Reguengos, vale mesmo a pena reciclar”.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Secção de comentários fechada.

Veja também

“Projetos do Programa Ambiente para Adaptação Climática” foram debatidos na CCDRA, I.P.

A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio no auditório da CCDR Al…