Uma das novidades da edição deste ano do ÉvoraWine é que vai ocupar todo o tabuleiro da Praça do Giraldo. A iniciativa está marcada para os dias 24 e 25 de maio e foi apresentada recentemente, no Hotel M’Ar de Ar Muralhas.

O certame é considerado pelos organizadores como “o maior evento de turismo, vinhos, petiscos e cultura do Alentejo”, que esperam superar os números das edições anteriores.

A sessão de apresentação contou com a presença dos organizadores, João Prazeres, Nuno Prazeres e Reto Jörg, bem como de alguns parceiros, nomeadamente o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos; o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva; e o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

À margem da cerimónia, Nuno Prazeres realçou aos jornalistas que “na nona edição do ÉvoraWine podemos esperar uma Praça do Giraldo cheia, uma vez que falámos com a Câmara de Évora e manifestámos que os produtores precisavam de mais espaço, tal como os visitantes, bem como a nível da gastronomia para também haver mais opções e diversidade”.

Desta forma, adiantou que “a novidade deste ano é que vamos ter a Praça do Giraldo a 100 por cento, vamos ter o tabuleiro completo da Praça do Giraldo, o que vai permitir ter mais pessoas, pois os nossos visitantes sentiam que o espaço era apertado e a segurança deve estar acima de tudo”.

O mesmo organizador destacou que “no total, serão 45 expositores, 40 da parte do vinho e cinco de gastronomia”, constatando que “vamos ter o que de melhor se faz no Alentejo, a nível dos vinhos e da gastronomia, mas também a parte da cultura que é muito importante”.

De acordo com Nuno Prazeres, “temos mais cinco produtores do que no ano passado e apostámos sobretudo na gastronomia, que era no que sentíamos mais falta”, especificando que “temos tasquinhas com petiscos alentejanos e dois espaços de restauração”.

Quanto à dinâmica do evento, explicou que “a pessoa adquire o copo e a bolsa (12 euros) e depois pode fazer a prova em todos os produtores de vinho”, acrescentando que “a gastronomia é à parte”.

Segundo Reto Jörg, “em termos de visitantes, temos uma expectativa muito alta este ano porque temos trabalhado muito bem, inclusive na área da comunicação”, esperando que “sejam ultrapassados os números da última edição “.

O mesmo organizador revelou que “o ano passado tivemos cerca de oito mil pessoas e, este ano, esperamos ter perto de dez mil visitantes nos dois dias na Praça do Giraldo”, lembrando que este número fica “sempre condicionado pelas condições atmosféricas da altura”.

Anunciou que “vamos ter um programa especial para jornalistas internacionais e nacionais, com visitas a vários locais de âmbito cultural”, evidenciando ainda que “na Praça do Giraldo, como é habitual, vamos ter vários espetáculos ligados à música”.

Reto Jörg focou também que “cada vez temos mais visitantes estrangeiros e muitos turistas nacionais, além das pessoas de Évora e da região”, reforçando que “este é um evento feito exclusivamente com produtores do Alentejo”.

Enquanto anfitrião da iniciativa, o presidente da Câmara de Évora realçou que, “ano após ano, tem havido uma adesão maior dos produtores e dos visitantes”, sublinhando que “o ÉvoraWine tem atingido uma dimensão em termos de visibilidade não apenas local, mas também regional e nacional muito significativa e isso traduz-se também na adesão por parte dos produtores e na ampliação da área do evento”.

Para Carlos Pinto de Sá, “este é um dos maiores eventos que temos no Alentejo a nível da promoção do vinho e tem todas as possibilidades de continuar a crescer para que em 2027 (ano em que Évora é Capital Europeia da Cultura) possa ter até uma componente internacional ainda mais importante”, ressalvando que “isso terá de ser analisado com os promotores”.

Na sua opinião, “é um evento temático que apela muito ao turista e que promove um produto regional absolutamente essencial para a economia da região, bem como a estadia em Évora”.

Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=DXywyDeANBo&t=3s

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS

Secção de comentários fechada.

Veja também

Alentejo arrecada mão cheia de distinções nos Prémios de Enoturismo da APENO

O Alentejo tem vindo a destacar-se como destino de excelência de enoturismo, tendo regista…