O contributo que os gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio, irão trazer para a criação de novos negócios, competências e profissões e o potencial que trazem para o desenvolvimento do Alentejo irão estar em debate na próxima terça-feira, dia 16, no hotel M’ar de Ar Aqueduto, em Évora.

Promovida pela Floene, a conferência ‘Oportunidades dos Gases Renováveis – Novos Negócios, Competências e Profissões’, vai juntar empresários, gestores, académicos, associações empresariais, a autarquia de Évora, e outros stakeholders, com o objetivo de fomentar parcerias, assim como a consciência e a educação nacional para a importância dos gases renováveis, como instrumentos de descarbonização da produção e do consumo energético. Pretende-se, assim, promover uma transição energética justa, informada, inclusiva e bem-sucedida, com elevado potencial de criação de novas fileiras de negócio e emprego qualificado.

O evento vai contar com dois painéis, sendo o primeiro dedicado ao tema ‘Biometano, circularidade da economia, novos negócios ligados à terra’, e onde estarão presentes representantes do Grupo Sovena, do Núcleo Empresarial da Região de Évora – NERE, da Ferbgas, e da Consulai, num debate moderado por Nuno Nascimento, diretor de Estratégia e Transição Energética da Floene.

O segundo painel, subordinado ao tema ‘Competências e as profissões do futuro”, vai ser moderado por Nuno Ferreira, diretor de Gestão de Pessoas da Floene, e juntará Pedro Horta, Professor em Energias Renováveis da Universidade de Évora, Luiz Rodrigues, Professor de Engenharia de Produção de Biocombustíveis do Instituto Politécnico de Portalegre, Arnaldo Frade, Delegado Regional no Alentejo do IEFP, e Jorge Barata Marques, Diretor de Formação, Informação e Educação da ADENE.

A abertura da conferência caberá a Diogo da Silveira, Presidente do Conselho de Administração da Floene, seguindo-se uma intervenção de Alexandre Varela, vice-presidente da Câmara Municipal de Évora.

Após as mesas-redondas, Joana Appleton, Diretora de ESG e Sustentabilidade da Floene, apresentará o programa de Responsabilidade Social Corporativa da Companhia, que dá corpo ao propósito da Floene de “Promover Comunidades Sustentáveis” e que integra o tema de transição energética através da utilização dos gases renováveis e da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Educação de Qualidade” (ODS4) e Parcerias para o Desenvolvimento (ODS17).

O encerramento dos trabalhos ficará a cargo de Tiago Teotónio Pereira, do programa Alentejo 2030, da CCDR Alentejo.

As inscrições são abertas e poderão ser feitas em https://floene.pt/comunidade/4a-conferencia-comunidades-de-futuro-oportunidades-dos-gases-renovaveis/

Fonte: Nota de Imprensa / Floene

Secção de comentários fechada.

Veja também

“Projetos do Programa Ambiente para Adaptação Climática” foram debatidos na CCDRA, I.P.

A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio no auditório da CCDR Al…