Setenta anos é um marco importante para uma empresa, especialmente quando falamos de um negócio familiar. É esse o caso da Loja Cunha, localizada em Évora, que foi criada por Felizarda e José Cunha, em 1954.
Foi no dia 27 de março que se assinalaram os 70 anos deste projeto que tem atravessado gerações e que hoje é liderado pelas netas dos fundadores, Célia Cunha Cabral e Carla Cunha.
Mas vamos conhecer um pouco mais sobre a história desta loja de roupa de homem e de senhora, que se tem tornado uma referência no comércio local da cidade de Évora.
“Os nossos avós, José Cunha e Felizarda, começaram do nada”, recordou Célia Cunha Cabral, contando que “era numa carroça que iam vender tecido a metro às feiras e mercados”.
Posteriormente, “já faziam fatos e vendiam-nos”, referiu, acrescentando que “foi em 1954 que abriram a primeira loja, na Rua do Raimundo, em Évora”. O negócio foi evoluindo e “compraram uma outra loja, um pouco maior, mas na mesma rua”, frisou.
De acordo com Carla Cunha, “mais tarde, o negócio passou para o meu pai e o meu tio, Joaquim Cunha e José Cunha, respetivamente, e durante muitos anos foram eles que lideraram a empresa”.
Se nos primeiros tempos esta casa só tinha roupa de homem, depois passou a apostar também no vestuário de senhora, diversificando assim a oferta.
Carla Cunha explicou ainda que, “uns anos depois, a empresa ficou só a cargo dos nossos pais, Florinda e Joaquim Cunha, que juntos elevaram a empresa e foram evoluindo o negócio, com outras marcas mais atuais na altura”.
Dando continuidade a este negócio familiar, Célia começou a trabalhar com os pais, já há 35 anos. Quatro anos mais tarde, é a vez de Carla também integrar este projeto.
Destacaram que por esta altura “já tínhamos a loja na Praça do Giraldo, mas ainda não tinha esta dimensão”, esclarecendo que, “posteriormente, comprámos mais duas lojas anexas e foi quando começámos a ter mais artigos e mais marcas, incluindo com mais estilos de roupa”.
É assim que este projeto tem passado de geração em geração, tendo sido após a pandemia, há cerca de três anos, que os pais entregaram o negócio às filhas.
As atuais sócias-gerentes reconheceram também que “somos gratas pela exigência e pelos ensinamentos do nosso pai, aliados à presença da nossa mãe”, considerando que “fizeram-nos aprender e crescer com responsabilidade e humildade, valores que hoje são importantes para dar continuidade ao negócio familiar”.
Célia Cunha Cabral evidenciou ainda que “há 28 anos que o meu marido, Gaudêncio Cabral, tem sido um grande apoio para a nossa loja e para os meus pais, sendo agora também o nosso ‘braço direito’”.
Quanto aos produtos que se destacam nesta casa, ambas realçaram que “trabalhamos com roupa de homem e senhora”, especificando que, “na parte de homem, temos uma variadíssima gama, entre pullovers, fatos, calças, entre outros”.
Carla Cunha focou ainda que “desde que estou eu e a minha irmã também introduzimos acessórios de senhora, algo com que os meus pais e avós não trabalhavam”, adiantando que “introduzimos também novas marcas com mais potencial para o mercado jovem, mas nunca esquecendo o clássico”.
As mesmas responsáveis garantiram que “tentamos chegar a todos os públicos e consideramos que o projeto está a correr muito bem, até porque temos uma aceitação muito positiva a nível dos clientes”, ao mesmo tempo que “agradecemos o apoio dos nossos fornecedores”.
A par disso, evidenciaram que “temos uma equipa muito unida”, salientando que “a loja é feita por todos os que trabalham aqui, é como se fosse uma família, pois trabalhamos todos para o mesmo sentido, tentando sempre que os clientes se sintam bem aqui e fiquem satisfeitos”.
Atualmente, a Loja Cunha está localizada na Praça do Giraldo, 54-58. Encontra-se aberta de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 15 às 19 horas, e aos sábados de manhã. Em alturas com mais movimento, como é o caso da época natalícia e em alguns meses de verão, também está aberta aos sábados à tarde.
Através das redes sociais da loja (Facebook e Instagram), que ganharam maior projeção durante a pandemia, é possível ir acompanhando as novidades e os diferentes artigos disponíveis.
Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=yupCk8Wf9Ms&t=25s
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS / Loja Cunha