No âmbito dos trabalhos de preparação dos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar, e conforme articulado nas reuniões realizadas com cada um dos 14 municípios do Alentejo Central, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promoveu no passado dia 18 de janeiro, na sua sede, uma Sessão de Apresentação de Projetos, selecionados de acordo com as principias áreas de atuação identificadas pelos municípios.

Esta sessão contou com a presença de sete empresas que apresentaram projetos na área da Leitura e Escrita, Empreendedorismo, Competências pessoais e sociais, Arte e Cultura e Cidadania.

Projetos Apresentados

  • Ensinar e Aprender Português

Empresa: Lusoinfo, S.A

Enquadramento: Este projeto permite o ensino/aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ao 3.º ano), a sinalização atempada de alunos «em risco» e das áreas em que esse risco existe (rastreio e deteção precoce) e o apoio atempado aos alunos «em risco» de apresentar dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita (i.e., o acompanhamento diferenciado de cada aluno).

  • Fábrica de Histórias e Alto Cinema

Empresa: Cabeçudos

Enquadramento: Os projetos têm como objetivo desenvolver competências e habilidades associadas à comunicação; resolução de problemas, processos colaborativos, coesão grupal, iniciativa, autonomia, linguagem, sensibilidade estética e artística e saber científico, técnico e tecnológico.

  • Projeto de Empreendedorismo

Empresa: GesEntrepreneur

Enquadramento: O projeto é dirigido a alunos desde o pré-escolar ao Ensino Secundário com o objetivo de promover o Sucesso Escolar através da aplicação de conhecimentos teóricos curriculares a contextos reais e ao desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos.

  • Escolas Ubuntu

Empresa: IPAV

Enquadramento: O programa de Escolas Ubuntu tem como premissa capacitar crianças e jovens para serem a “mudança que querem ver no mundo”, através de uma intervenção que promove a educação para a cidadania, baseada numa ética do cuidado e desenvolvimento de competências sócio-emocionais e relacionais.

  • Projeto Artista Residente; Capacitação Academia PNA; Mochila Cultural

Empresa: Plano Nacional das Artes

Enquadramento: Tem como missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um.

  • Escola Transformadoras

Empresa: DCTR – Associação Cultural

Enquadramento: O Projeto “Escolas Transformadoras” tem como principal objetivo desenvolver nas crianças dos 6 aos 10 anos 5 competências fundamentais no 1º ciclo, de acordo com o modelo desenvolvido pela Collaborative fir Academic, Social and Emotonal Learning.

  • MyPolis nas Escolas – Cidadania Ativa

Empresa: Associação MyPolis

Enquadramento: O projeto MyPolis nas Escolas promove a cidadania ativa dos/as jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas. Alunos e alunas de todo o país são desafiados/as a tornar-se Agentes de Cidadania, transformando o seu território e a comunidade escolar com as suas propostas e ação.

Fonte: Nota de Imprensa / Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)

Secção de comentários fechada.

Veja também

Universidade de Évora e Ascendant Resources unem-se para revolucionar a exploração mineral em Portugal através do projeto HYPERMETAL

A Universidade de Évora (UÉ) e a empresa canadiana Ascendant Resources Inc., através da su…