O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) realizará uma série de workshops nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), com o intuito de apresentar e orientar os municípios acerca das ferramentas de simulação das etiquetas energéticas do Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP).

Estes workshops, direcionados exclusivamente aos municípios, têm como objetivo principal demonstrar o funcionamento da ferramenta de simulação das etiquetas energéticas do SGCIP e a ferramenta desktop associada.

Esta iniciativa visa proporcionar interação e formação aos representantes municipais para a eficiente utilização das inovadoras ferramentas disponibilizadas através da Plataforma SGCIP, uma medida financiada pelo PPEC e aprovada pela ERSE.

O Workshop na região Alentejo está agendado para o próximo dia 25 de janeiro de 2024, a ter lugar nas instalações da CCDR Alentejo, I.P., em Évora, com início marcado para as 10 horas, e terá uma duração máxima de duas horas.

Este evento é gratuito, contudo, a inscrição é obrigatória.

Os representantes municipais terão a oportunidade de compreender e utilizar as ferramentas desenvolvidas pelo ISR para simular a classificação energética da iluminação pública. Estas ferramentas não só contribuem para a implementação do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC) como também promovem a eficiência no consumo energético da infraestrutura municipal de iluminação pública.

Salienta-se a importância destes workshops na sensibilização das autoridades locais para a necessidade de aprimorar a eficiência energética das infraestruturas de iluminação pública, com um enfoque na qualidade, fomentando uma competição saudável entre municípios, freguesias, bairros e ruas.

Fonte: Nota de Imprensa / CCDR Alentejo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

PACT promove serviços de apoio à Propriedade Intelectual com inauguração do Gabinete AlentEdge

A Propriedade Intelectual (PI) assume hoje um papel de enorme relevância nos negócios e pa…