SONS NO SALÃO: 202 Campos Elísios (Duarte Martins, piano; Nuno Cardoso, violoncelo) às 18h30 no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

Inspirado no universo do Eça de Queirós, o duo tem como nome 𝟐𝟎𝟐 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐨𝐬 𝐄𝐥𝐢́𝐬𝐢𝐨𝐬. 

“Era no Teatro da Trindade, representava-se o «Barba Azul».” ― assim se inicia A Tragédia da Rua das Flores. Tal como no romance queirosiano, dado à estampa em 1877, é também por Offenbach que iniciamos este percurso de referências literárias, resultado do olhar musical do Romantismo sobre diversas obras da literatura europeia. 

De Augusto Machado, figura do círculo de Eça de Queirós e seu amigo ― terá, de resto, inspirado a personagem Cruges em Os Maias ―, interpreta-se uma inédita Berceuse, para violoncelo e piano, numa versão terminada pelo duo a partir de um esboço muito precário existente no espólio do compositor na Biblioteca Nacional de Portugal. É também numa das mais célebres soirées deste romance de Eça que Cruges apresenta aos convidados a música de Beethoven, pelo que a obra do compositor de Bona não poderia faltar neste programa. Juntam-se igualmente duas obras imbuídas do indelével espírito romântico, compostas por David Souza, compositor, maestro e violoncelista contemporâneo de Augusto Machado e que com ele se cruzou no Conservatório Nacional – o primeiro enquanto aluno, este último enquanto director. 

A terminar o programa, uma das últimas obras escritas por Chopin e obra cardeal do repertório romântico para violoncelo e piano, a Sonata Op. 65. 

Ficha técnica:  
Duarte Martins, piano 
Nuno Cardoso, violoncelo
Leonor Azevedo, produção

9 de janeiro, 18h30 
Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende  
60’ M/6 
Bilhete: pago 
(+351) 266 703 112 / [email protected] / www.bol.pt 

Fonte: Nota de Imprensa / CENDREV – Centro Dramático de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Rodrigo Leão, 23 Fevereiro, no Pax Júlia Teatro Municipal em Beja

Piano Para Piano é o novo álbum de Rodrigo Leão. Um trabalho que assinala um feliz encontr…