Nove associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Évora estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 8ª edição do “Quartel Electrão”, que decorre até 30 de novembro.

  • AHBV – Alandroal
  • AHBV – Arraiolos
  • AHBV – Mora
  • AHBV – Mourão
  • AHBV – Reguengos de Monsaraz
  • AHBV – Redondo
  • AHBV – Vendas Novas
  • AHBV – Viana do Alentejo
  • AHBV – Vila Viçosa

Os equipamentos podem ser entregues nos quartéis aderentes pela população, empresas e instituições.

A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, ganha um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros eo segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.

Serão também atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores destas categorias a receberem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida e háaindaum incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 30, 45 e 60 toneladas.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo onde entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros.

“O empenho e entusiasmo colocados pelos bombeiros nesta causa têm possibilitado o aumento significativo da quantidade de pilhas e equipamentos elétricos enviados para reciclagem. Acreditamos que nesta 8ª edição serão alcançados bons resultados, à semelhança do que já tem sido verificado em anos anteriores”, sublinha o Diretor-Geral do Electrão, Ricardo Furtado.

Esta campanhado Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, promovida em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, tem como objetivo envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associaçõesÉ também uma forma de os próprios bombeiros sensibilizarem a população para a causa da reciclagem.

Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu arecolha de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

  • Iniciativa dá prémios, protege o ambiente e envolve os bombeiros na sensibilização da população para a reciclagem
  • Associação que mais equipamentos reunir, a nível nacional, recebe um carro de combate a incêndios no valor de 68 mil euros
  • É possível localizar os quartéis aderentes em www.ondereciclar.pt

Fonte: Nota de Imprensa / Electrão – Associação de Gestão de Resíduos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

“Projetos do Programa Ambiente para Adaptação Climática” foram debatidos na CCDRA, I.P.

A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio no auditório da CCDR Al…