Está a decorrer a quarta revisão do Plano de Urbanização de Évora que contempla, tal como na fase anterior, sessões participativas abertas à comunidade, nos dias 30 e 31 de outubro, pelas 21 horas, no Palácio de D. Manuel.

Cada sessão participativa está limitada a 50 participantes e tem obrigatoriedade de inscrição através da ligação https://www.cmevora.pt/inscricao-processo-participativo-do-plano-de-urbanizacao-de-evora/ .

Nesta fase, pretende-se prosseguir com o envolvimento dos cidadãos para, com base na sua experiência e conhecimento, validar o Diagnóstico Operativo elaborado e debater um conjunto de propostas a serem ponderadas pela equipa do plano no decurso da sua preparação. A presença dos eborenses nesta nova fase continua a ser muito importante para a concretização de um processo participativo original e decisivo.

O Município de Évora, consciente da importância de auscultar os cidadãos e apostar em novas metodologias de democracia participativa, implementou um amplo Processo Participativo para a elaboração do seu Plano de Urbanização. Trata-se dum processo que envolve a auscultação de especialistas, decisores autárquicos, técnicos do município e, sobretudo, cidadãos.

As primeiras sessões participativas abertas à comunidade ocorreram há um ano, a 6 e 13 de junho de 2022, tendo resultado na sistematização de um conjunto de oportunidades e problemas com os quais a cidade e o município se deparam.

Essas conclusões podem ser apreciadas nas newsletters que se seguem.

Newsletter 1
https://www.cm-evora.pt/wp-content/uploads/2022/11/E%CC%81vora_Newsletter1.pdf

Newsletter 2
https://www.cm-evora.pt/wp-content/uploads/2022/11/E%CC%81vora_Newsletter-2.pdf 

A partir dessa data e, considerando os contributos dos cidadãos, a equipa responsável pelo plano elaborou um Diagnóstico Operativo detalhado, do qual sobressaem os objetivos de reforçar Évora como centro urbano regional, valorizar o seu património, qualificar a paisagem envolvente e a ocupação agroflorestal, estruturar e qualificar a cidade, e reforçar a coesão social.

Consulte o Diagnóstico Operativo
https://www.cm-evora.pt/wp-content/uploads/2023/10/Apresentacao-Diagnostico-Operativo.pdf

Será, ainda, implementada uma dinâmica participativa específica para crianças, adolescentes e jovens que terá como objetivo o seu envolvimento na elaboração de um plano que se destina a eles, não só como cidadãos adultos de amanhã, mas, sobretudo, como cidadãos de pleno direito de hoje.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…