A Divisão de Planeamento Urbano e Ambiental (DPUA) do Município de Montemor-o-Novo está a ultimar o Plano de Restauro e Valorização da Rede Hidrográfica de Montemor-o-Novo (RIVER).

Inicialmente, o RIVER irá incidir nas linhas de água em perímetro urbano e em zonas de competência do município, como atravessamentos de caminhos e estradas municipais. Fora destas áreas, compete aos proprietários a manutenção e limpeza destas estruturas naturais.

Exemplo destas primeiras intervenções são os trabalhos de limpeza e desobstrução do Rio Almansor no Porto das Lãs de Cima (Estrada Municipal 3- EMMN3) e Porto das Lãs de Baixo (Estrada Municipal 537 – EM537), efetuados recentemente.

O plano do RIVER pretende criar um conjunto de linhas orientadoras no planeamento ambiental no uso sustentável do território, principalmente na gestão das linhas de água urbanas e identificar os procedimentos metodológicos a adotar, no sentido de valorizar estas estruturas naturais no concelho de Montemor-o-Novo. Estas condutas visam garantir condições de escoamento de água e sedimentos (cascalho, areias, lamas, etc.) nas linhas de água, seja em situações normais ou de caudais mais severos; reduzir e/ou minimizar as situações de risco para pessoas e bens, resultantes de chuvas intensas e situações de cheia; assegurar a monitorização da biodiversidade e estado de conservação ecológico existente nas galerias ripícolas; e criar novas zonas de ensombramento e sempre que possível, de utilização publica, associadas a atividades de recreio e lazer.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

“Projetos do Programa Ambiente para Adaptação Climática” foram debatidos na CCDRA, I.P.

A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio no auditório da CCDR Al…