A “Rota da Energia” é um projeto da ADENE e esteve na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, no dia 20 de setembro, numa sessão dirigidas a alunos do 3.º ciclo.

Em entrevista ao DS, Tiago Vicente, coordenador da área de Informação e Educação da ADENE – Agência para a Energia, explicou que “começámos com esta iniciativa em 2021e andamos de norte a sul do nosso país a ir às escolas para falar com os alunos”, esclarecendo que “não temos apenas como público-alvo os estudantes”.

Revelou que “a ‘Rota da Energia’ nasce como um projeto itinerante, em que nos deslocamos até aos locais para falar com alunos, cidadãos de uma forma geral, técnicos municipais, entre outros públicos”, destacando que “o objetivo é promover a literacia energética, para dar a conhecer um pouco do mundo da energia às pessoas, do impacto que a energia tem no nosso planeta, como produzimos energia ou como é que a utilizamos”.

A par disso, o objetivo é também transmitir “como é que conseguimos ter algumas ações para comportamentos mais sustentáveis, reduzindo o nosso consumo de energia, mas também os nossos custos”, focou o mesmo responsável.

Acrescentou que “a nossa ‘Rota de Energia’ abrange muitas formas de energia, não só a eletricidade, mas também a parte da mobilidade”, recordando que “grande parte do nosso consumo está nos transportes e muitos deles ainda utilizam os combustíveis fósseis, o que tem um impacto grande no nosso planeta”.

Nesse sentido, o projeto visa também “dar a conhecer outras alternativas, nomeadamente os transportes públicos, a bicicleta, o andar a pé”, exemplificou.

De acordo com Tiago Vicente, “temos uma mascote, o robot Giga, que acompanha as sessões, até porque estamos a competir com muitos aparelhos digitais e é necessário captar a atenção dos alunos, daí que também apostemos em jogos interativos”.

Não obstante, referiu que, “cada vez mais, os jovens começam a estar atentos a estes temas e já têm um nível de conhecimento bastante elevado, pelo que esta tem sido experiência bastante positiva”.

Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=H4OOq7x2GLk

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Seminário Regional Alentejo PAR 4 em Montemor-o-Novo

Decorreu na sexta-feira, 1 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, e…