Está a decorrer a Semana Europeia da Mobilidade e Évora entra neste evento anual, que promove a mobilidade sustentável e incentiva os cidadãos a adotarem alternativas mais ecológicas e saudáveis para se deslocarem na cidade, assumindo-se como a primeira cidade portuguesa com transportes públicos urbanos totalmente elétricos.

À Semana Europeia da Mobilidade soma-se a Festa da Bicicleta – BikÉvora, que oferece aos amantes das atividades de duas rodas uma dezena de iniciativas, abrangendo todas as áreas do ciclismo.

Mantém-se o mote “Combina e Move-te”, que procura fomentar sinergias entre pessoas e lugares, aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, destacando o compromisso da cidade em tornar a mobilidade acessível e amigável para todos os seus cidadãos. Em Évora, estão previstas para estas datas uma série de medidas de carácter permanente e que respeitam o tema deste ano: “Eficiência Energética”.

Desde logo, a entrada em circulação das quase três dezenas de autocarros 100% elétricos para os transportes públicos urbanos de Évora. Desde dia 1 de setembro que os transportes públicos urbanos em Évora são movidos a energia limpa. Ao todo são 23 veículos de transporte público de passageiros movidos a energia limpa e a cidade começa a habituar-se ao seu som característico, que faz lembrar os antigos elétricos, tendo ainda sido implementada uma nova e otimizada rede de carreiras para os transportes públicos urbanos de Évora.

No âmbito das comemorações da SEM, a Câmara Municipal de Évora pretende promover o espaço público para utilização pedonal e usufruto da população. Para o efeito, a título experimental, no período que decorre entre os dias 20 e 24 de setembro, será ampliado o espaço pedonal desde a Praça de Giraldo à Rua Cinco de Outubro, até ao espaço envolvente do Templo Romano. Os veículos que habitualmente estacionam no largo Marquês de Marialva cedem a sua posição ao peão, criando uma sala de “estar” a céu aberto.

No dia 21 de setembro terá lugar a Conferência “A transição energética rumo à mobilidade sustentável”, organizada pela ADENE – Agência para a Energia no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, pelas 10 horas.

Ao nível de medidas permanentes, destacam-se a ligação ciclável e pedonal Rossio – Terminal Ferroviário de Évora, a requalificação da ligação da Rotunda das Alcáçovas à Rotunda do PITÉ e medidas que visam a racionalização da oferta de estacionamento no Centro Histórico.

A ligação ciclável e pedonal Rossio – Terminal Ferroviário de Évora pretende facilitar o acesso ao terminal ferroviário para quem sai e chega a Évora com duas faixas pedonais-cicláveis. Representando um investimento de 1,2 milhões de euros, o futuro caminho vai ligar a estação ferroviária, situada na periferia da cidade, e a rua da República, às ‘portas’ do centro histórico, atravessando a avenida Dr. Francisco Barahona e o Rossio de São Brás.

Quanto à requalificação da ligação da Rotunda das Alcáçovas à Rotunda do PITÉ, a intervenção prevê o alargamento da via, que passará a ter 3 faixas de rodagem, e a construção de passeios em ambos os lados da via para permitir trânsito pedonal seguro (entre a Rotunda dos Dadores de Sangue e o PITE), bem como a repavimentação em toda a extensão.

A Câmara Municipal de Évora está ainda a proceder à racionalização do estacionamento no centro histórico com especial enfoque nos circuitos associados exclusivamente aos residentes e no estacionamento tarifado associado fundamentalmente aos principais eixos de circulação. São exemplos deste processo na permissão de estacionamento exclusivamente a residentes o Largo Miguel de Portugal e mais recentemente o Largo Alves Branco e Rua da Rampa. Vão seguir-se outros locais que prosseguirão com os objetivos definidos pelo recente Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora.

Sobre a Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia que ocorre anualmente de 16 a 22 de setembro em cidades de toda a Europa. O evento visa promover a mobilidade sustentável, reduzir o uso de veículos a motor e incentivar o uso de alternativas mais limpas e saudáveis para o transporte urbano. É uma oportunidade para as cidades demonstrarem o seu compromisso com a sustentabilidade e envolver a comunidade local na promoção de estilos de vida mais saudáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Campanha do Banco Alimentar nos dia 25 e 26 de maio de 2024

A Campanha do Banco Alimentar é já nos próximos dias 25 e 26 de maio, nos supermercados …