Uma sessão de jogos musicais criativos, com Susana Gutierrez e Pablo Vidal, foi facultada às crianças do programa OKUPA-TE INCLUIR-TE, nas tardes de 6 e 7 de julho, através do projeto municipal Artes à Escola.

Durante a tarde, foram experimentadas diversas técnicas de jogos musicais criativos e as crianças participaram na escrita e execução de uma canção por elas criada com a ajuda dos musicoterapeutas.  No final, foi feita a gravação da canção junto dos intervenientes para posterior entrega em formato de áudio em alta qualidade da canção gravada.

Sublinhe-se que o programa OKUPA-TE INCLUIR-TE, está funcionando nas instalações da Escola Básica da Cruz da Picada e o grupo de crianças que participa nesta versão artística do programa tem a oportunidade de conhecer e desenvolver práticas e técnicas artísticas.

São 25 as crianças que participam, 15 das quais com necessidades específicas, uma vez que se entende que as mais importantes aquisições são feitas num contexto heterogéneo e inclusivo, tendo não só em vista o potencial de funcionalidade de cada criança, mas também uma educação para a cidadania. Seguir esta linha, segundo as técnicas que dinamizam o programa, é apostar “no desenvolvimento de uma sociedade sustentável, através da promoção da autonomia, responsabilidade e solidariedade na criança”.

Tendo em conta este contexto, o projeto Artes à Escola sugeriu ao Programa OKUPA-TE INCLUIR-TE – Versão Artística 2, propostas de atividades artísticas apresentadas no âmbito da programação deste ano, onde se incluíram os jogos musicais criativos, com Susana Gutierrez e Pablo Vidal, mas também a oficina de ilustração “Cruzar Palavras”, dinamizada por Joana Dias e Rogério Veloso (Associação É Neste Pais), que ocorreu na tarde de dia 5 de julho.

Nesta oficina de ilustração foi proposto o cruzamento de duas palavras que formam ideias diferentes, com novos sentidos e um elemento “disparatado”, que desafiaram as crianças a pensar e desenhar algo abstrato através de conceitos que não lhes são familiares. Foi também realizada uma breve introdução mostrando diferentes materiais a técnicas de expressão plástica.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Seminário Regional Alentejo PAR 4 em Montemor-o-Novo

Decorreu na sexta-feira, 1 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, e…