A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a realizar, em 2023, mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal (EVF).

Na sexta-feira, 30 de junho de 2023, na véspera do início deste programa, que funciona de 1 de Julho a 15 de Setembro, decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a receção dos jovens voluntários que irão integrar a EVF no mês de julho. Nesta iniciativa esteve presente o Vice-Presidente Henrique Lopes, a Coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança, Sandra Matias, Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, e o Comandante dos Bombeiros Voluntários, Hugo Ventura. Foram deixadas palavras de agradecimento e estímulo aos jovens, por se terem inscrito no programa, alguns deles pela primeira vez.

Decorreu também a primeira sessão de formação, que teve a sua componente teórica no Quartel e uma parte mais prática no posto de vigia situado no Castelo de Montemor-o-Novo. Recordamos que todas as atividades, no âmbito deste programa de Voluntariado Jovem, são desenvolvidas em colaboração com os Agentes de Proteção Civil do Concelho, nomeadamente com os Bombeiros Voluntários e GNR.

Os voluntários participantes no programa contribuirão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, através da rápida deteção de colunas de fumo e do consequente encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários, da possibilidade de triangulação do posto de vigia do castelo com outros postos de vigia, da maior precisão e celeridade na localização das ocorrências e da redução do seu número.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Montemor-o-Novo: Programa de Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal 2023

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo irá levar a efeito, em 2023, mais uma edição do Prog…