O Centro Histórico de Évora vai ter edifícios equipados com telhas concebidas para produzir energia solar. Os testes iniciais, a realizar no edifício dos Paços do Concelho, irão abrir o caminho à criação de condições que permitirão estender esta medida a outros edifícios do CHE.

À vista, estas novas telhas não serão diferentes das utilizadas nos edifícios existentes, pois irão manter a cor terracota e o formato tradicional. São telhas solares compostas por material que deixa passar a luz, ficando as células fotovoltaicas localizadas no interior de módulos, fora do campo de visibilidade a partir do exterior dos edifícios. Trata-se de um produto inovador dotado de tecnologia avançada que, após um teste inicial bem sucedido no Parque Arqueológico de Pompeia, em Itália, tem vindo a ser utilizado em várias localizações na Europa. Graças ao Projeto de smartcities POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework, estas telhas vão chegar aos telhados de Évora, a começar pelo edifício dos Paços do Concelho, cujas obras de remodelação da cobertura estão a decorrer.

O POCITYF é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, em que Évora se situa como cidade-piloto em conjunto com Alkmaar, nos Países Baixos. O objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual. O POCITYF pretende transformar o tecido urbano das cidades em que intervém, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em última análise, melhorar a qualidade de vida através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.

A instalação de telhas solares em edifícios do Centro Histórico será mais um passo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das alterações climáticas, que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento na Autarquia.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

CIMAC promoveu sessão sobre concessões de redes de distribuição de eletricidade em baixa tensão

De modo a prestar informação sobre os procedimentos de concurso público para a atribuição …