Foi em 1995 que a NACEX, um dos líderes no transporte expresso em Portugal e Espanha, entrou no mercado destes dois países, com o objetivo de responder às necessidades logísticas e de distribuição dos clientes.
No Alentejo, a empresa conta com centros de distribuição em Évora e Sines, potenciando assim a sua relação de proximidade e confiança junto dos clientes e destinatários.
Em entrevista ao Grupo Diário do Sul, André Valente, diretor comercial da NACEX Portugal, deu a conhecer um pouco mais sobre o percurso da empresa, anunciando ainda alguns projetos futuros.
– Quais os principais serviços que a NACEX presta?
– A NACEX é um dos líderes de mercado do transporte expresso em Portugal e Espanha. Estamos no mercado desde 1995 e contamos atualmente com uma rede de mais de 300 centros de distribuição, mais de 2.700 Drop Points ([email protected]) e mais de 3.500 colaboradores.
O nosso objetivo é desenvolver serviços que satisfaçam as expectativas dos nossos clientes. Para tal, respondemos às suas necessidades logísticas e de distribuição, através do constante desenvolvimento de recursos humanos e técnicos para garantir a melhoria contínua dos nossos serviços.
O serviço core da NACEX divide-se em dois segmentos, em função dos respetivos destinatários, B2B ou B2C. Os serviços Premium com possibilidade de entrega em diferentes janelas horárias (9h, 10h, 12h e 19h) são para o destinatário empresarial, médico-hospitalar, farmacêutico, etc. (B2B). Os serviços e-Commerce para particulares (B2C), disponibilizam a entrega no domicílio dos mesmos (e-N@CEX), e entrega ou devolução de compras num ponto da rede [email protected], em função da proximidade e do horário mais conveniente.
– Em que países está presente? Os serviços diferem de país para país?
– A NACEX está presente com a sua rede em Portugal, Espanha, Andorra e Benelux. Os serviços prestados são especialmente desenvolvidos para cada localidade, nos quais nos especializamos num forte enfoque na proximidade, qualidade e consistência do serviço prestado. Mas sem dúvida, continuamos empenhados na inovação constante e continuamos a trabalhar para fazer sempre mais e melhor, e é essa premissa que tem contribuído para o desempenho que temos tido.
– Quais as mais-valias que a Nacex apresenta? O que a diferencia?
– O nosso valor diferencial é o trabalho constante para oferecer soluções específicas, baseadas na excelência e proximidade em cada uma das regiões onde operamos. Para o conseguir, a nossa estratégia de negócio baseia-se em quatro eixos principais.
Em primeiro lugar, o cliente, o nosso foco é a sua satisfação, razão pela qual nos adaptamos às suas necessidades e estabelecemos os recursos que nos permitem cumprir o nosso compromisso. Em segundo lugar, a qualidade, esforçamo-nos por oferecer mais e melhores serviços. Eficiência, aumentamos a eficiência dos nossos sistemas de trabalho através do constante desenvolvimento de recursos humanos e técnicos que garantem a melhoria contínua da qualidade e da imagem da empresa. E finalmente a equipa, pois consideramos os nossos colaboradores uma parte fundamental do negócio, razão pela qual nos esforçamos por garantir o seu bem-estar e desenvolvimento profissional na empresa.
Todo este esforço tem contribuído para os bons resultados que temos tido, e que se refletem num índice de satisfação dos nossos clientes muito próximo de 100%, assim como nas várias distinções que temos recebido, entre as quais o prémio de Melhor Operador de Transporte Urgente em Portugal, no âmbito dos prémios “Logística & Transportes Hoje” desde 2015, e “Marca Recomendada 2022” pelo Portal da Queixa, onde somos reconhecidos pelos nossos clientes e destinatários, como marca “Excelência”.
– Em termos do Alentejo, quantos centros de distribuição têm na região?
– Os centros de distribuição NACEX no Alentejo estão situados em Évora e Sines, o que nos permite potenciar ainda mais a nossa relação de proximidade e confiança junto dos nossos clientes e destinatários. Nos últimos anos, reforçámos a nossa presença, com a ampliação dos armazéns e do número de rotas de distribuição.
– Há quanto tempo estão presentes no Alentejo? E qual o balanço que fazem da vossa atividade nesta região?
– Estamos presentes em Évora desde 2006 e abrimos o centro de distribuição de Sines em 2014. Évora é uma região onde temos sido bem recebidos e onde esperamos continuar a crescer.
Tal como em outras zonas do país, no Alentejo temos optado por melhorar as soluções logísticas disponíveis, como a mudança dos centros de distribuição de Évora e Sines para novas e maiores instalações, renovação da frota com a colocação de meios mais eficientes e a integração de novos elementos operativos.
Comercialmente reforçámos com mais um elemento para assegurar a gestão da zona, o qual tem como enfoque a pesquisa de novos clientes, e também assegurar a manutenção dos já existentes através da oferta de novas soluções, como condições especiais de transporte, integrações informáticas e embalagens de expedição para áreas específicas como os vinhos e produtos regionais.
– Quanto ao futuro, há alguns projetos que já se possam anunciar?
– Na NACEX pretendemos continuar a reforçar de forma sustentada a nossa rede logística, com a abertura de novos centros de distribuição, reestruturação de outros já existentes e fornecer os melhores e os mais avançados serviços no setor logístico, apoiados na mais recente tecnologia. De forma a dar também resposta ao crescimento no setor B2C, pretendemos potenciar e aumentar a nossa rede de pontos de recolha de encomendas [email protected], de norte a sul do país, e em toda a Península Ibérica, através da incorporação de parceiros estratégicos, entre os quais, postos de abastecimento de combustível, quiosques, papelarias, tabacarias e lojas de tecnologia. Fomentamos também uma nova dimensão da distribuição urbana de mercadorias, através de entregas mais sustentáveis, com veículos elétricos ou de zero emissões.
Autor: Dep. Comercial
Fotos: NACEX