“É com muito orgulho que participo, enquanto presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, na abertura da Feira da Luz/Expomor de 2022, possivelmente a melhor Feira da Luz de sempre”.
Estas foram algumas das palavras que fizeram parte do discurso de Olímpio Galvão no momento da inauguração deste certame, que começou na quarta-feira e vai decorrer até segunda-feira no Parque de Exposições e Parque de Leilões de Gado de Montemor-o-Novo.
Na sua intervenção, o autarca sublinhou ainda que “este é um evento local, mas também de dimensão regional e nacional, e desejamos que nos próximos anos tenha uma dimensão internacional”.
Acrescentou que “nestes seis dias de Feira da Luz/Expomor contamos com 210 participantes no recinto da feira e 85 no espaço da APORMOR, que demonstram muito do potencial e da qualidade de vida do nosso concelho”.
A exposição SMEA – Semear em Montemor – Estratégia Alimentar foi uma das componentes realçadas por Olímpio Galvão, destacando ainda “o cartaz musical como um dos pontos altos deste evento”.
Recorde-se que a Feira da Luz/Expomor resulta de uma parceria entre a Câmara de Montemor-o-Novo e a APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo).
Na sessão inaugural, o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, referiu que “hoje já podemos afirmar que nesta edição de 2022, Montemor-o-Novo tem a maior mostra de animais da pecuária extensiva que alguma vez se realizou em Portugal”, reiterando que “é a maior e a de maior qualidade, pois temos aqui os melhores animais da espécie do sistema agrossilvopastoril”.
O mesmo responsável focou que “de todo o país e alguns da vizinha Espanha, sem nada em troca, a não ser o palco que têm à disposição para promover os seus produtos, afluíram a Montemor-o-Novo os melhores criadores com os seus melhores animais porque sabem que é a feira mais importante do país, no que diz respeito à pecuária extensiva”.
Quanto à cerimónia de abertura, dizer ainda que contou com a presença de representantes de várias entidades do concelho e da região. De salientar também as atuações da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e da Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense Carlista.
Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS