O Programa Municipal SER A BRINCAR criado há 6 anos como resposta educativa e social para a ocupação, durante a pausa letiva do verão, de crianças que frequentam a educação pré-escolar pública, teve este ano uma versão dirigida de forma central a crianças com necessidades educativas específicas denominada SER A BRINCAR.É.
Uma resposta a uma necessidade apresentada à Câmara Municipal de Évora por um grupo de Pais, Encarregados de Educação e Cuidadores, por não encontrarem no território resposta para a ocupação dos filhos durante o referido período. Esta experiência piloto será posteriormente avaliada pelos diferentes intervenientes no processo.
A partir deste encontro entre Autarquia e comunidade, iniciou-se a criação da resposta dada em coorganização com a Universidade de Évora, sendo considerado fundamental uma visão científica para corresponder com o rigor e criatividade a um desafio de notória complexidade, por forma a garantir uma resposta adequada ao bem-estar das crianças. Esta nova versão do programa conta ainda com o apoio dos Agrupamentos de Escolas Gabriel Pereira e Manuel Ferreira Patrício e de um grupo de famílias cuidadoras.
O programa, que se iniciou a 7 de julho e terminará a 29 do corrente mês, na Escola Básica André de Resende, conta com uma equipa de técnicos da autarquia, estudantes universitários e auxiliares de ação educativa.
Foi precedido por uma formação para os estudantes voluntários da Universidade que asseguram tanto o suporte diário ao programa como dinamizam ateliers em áreas tão diversas como a música, psicomotricidade, psicologia e desporto. Contou com a interação frequente com o programa de férias escolares dinamizado pelo Agrupamento Gabriel Pereira.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora