A Feira de Maio regressou a Montemor-o-Novo no passado fim de semana e juntou o debate sobre o mundo rural a um programa cheio de animação, com destaque para as exposições de gado.

Entre sexta-feira e domingo, a Feira de Maio esteve de regresso às instalações da APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo), decorrendo também “a II Edição do Montemor Golden Wine & Lamb”.

A Feira de Maio tem já várias décadas de tradição em Montemor-o-Novo, mas esteve interrompida durante algum tempo. No entanto, há quatro anos, a APORMOR, em conjunto com o Rugby Clube de Montemor, resolveu retomar a sua realização.

Contudo, a pandemia impôs a sua interrupção nos últimos dois anos, tendo agora havido condições para ter mais uma edição, que contou também com o apoio da Câmara de Montemor-o-Novo.

“O agroalimentar como condição essencial de soberania” foi o tema central da conferência que decorreu no Parque de Leilões, no sábado, com um painel de convidados de âmbito regional e nacional.

A sessão de abertura contou com a presença de Joaquim Capoulas, presidente da Direção da APORMOR; Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo; e Susana Pombo, diretora-geral de Alimentação e Veterinária.

Seguiu-se o debate, moderado por Camilo Lourenço, que teve como intervenientes José Calado, diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo; Pedro do Carmo, deputado do PS e presidente da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República (AR); Sónia Ramos, deputada do PSD na AR; e Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal.

A propósito deste tema, em declarações ao Grupo Diário do Sul, Joaquim Capoulas realçou que “há muitos anos que vimos a alertar para este problema da soberania alimentar”, defendendo que “devia haver uma reserva estratégica de alimentos, especialmente, na questão dos cereais”.

Em relação à Feira de Maio, destacar ainda que ao longo dos três dias, o programa do evento apresentou diferentes iniciativas, como exposições de bovinos e ovinos, um espaço dedicado à degustação de vinhos e produtos locais ou vários momentos de animação musical.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS

Veja também o vídeo desta reportagem em:
https://www.youtube.com/watch?v=T-brvXYxkF4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também

A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade

Nunca se olhou tanto para a alimentação e para os sistemas alimentares como nos dias de ho…