Debater o impacto dos fundos europeus para o desenvolvimento das regiões portuguesas faz parte de um projeto do jornal EuroRegião, que está agora a percorrer o país com um ciclo de conferências sobre esta temática.

A iniciativa, denominada EuroRegião Talks, passou por Portalegre no passado dia 18 de maio e discutiu diversas questões relacionadas com as verbas provenientes da Europa.

Segundo o EuroRegião, “este ciclo inclui dez de conferências e teve início em março”, adiantando que as sessões “permitem a partilha de conhecimento e incentivam à participação das empresas e pessoas de cada região, ao mesmo tempo que permitem perceber o impacto dos fundos europeus e como podem as empresas aproveitar a ‘bazuca’”.

Na ação realizada no Alentejo, mais concretamente no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), vários oradores debateram estes temas.

A conferência teve início com João Duarte, CEO do YoungNetwork Group, que detém o EuroRegião, precisamente para dar a conhecer um pouco mais sobre este projeto.

Seguiu-se a apresentação de um estudo da Universidade Nova SBE sobre “Fundos Europeus – Avaliação de Impacto nas Diferentes Regiões em Portugal”, que esteve a cargo do investigador Valter Nóbrega.

A sessão contou também com a apresentação de um ‘case study’ por parte de Artur Romão, pró-presidente para o Empreendedorismo, Emprego e Valorização do Conhecimento do IPP.

Um dos pontos altos da iniciativa foi a mesa redonda sobre “como aproveitar os fundos europeus e como podem as empresas beneficiar da ‘bazuca’”, cuja moderação coube a Manuel Ribeiro, diretor de informação do EuroRegião.

Os intervenientes foram João Duarte; Jorge Pais, presidente da Direção do NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre; e Pedro Botelho Gomes, advogado e sócio da José Pedro Aguiar-Branco Advogados.

Já o discurso de encerramento foi proferido por Luís Loures, presidente do IPP.

Segundo os promotores, “o EuroRegião é um projeto editorial estreado há alguns meses, que agrega notícias de todas as regiões de Portugal”, reiterando a mesma fonte que “este ciclo de conferências, que percorre todo o país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, vai terminar no próximo mês de junho, em Lisboa”.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS

Veja também o vídeo desta reportagem em
https://www.youtube.com/watch?v=P4WxD8FWOHY

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Montemor-o-Novo: Candidaturas Concurso Euroscola abertas até 28 de Fevereiro

Sob o tema “Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos”, este concurso visa s…