A partir do próximo dia 14 de janeiro, vai estar patente ao público, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Alentejo Figurado”, da autoria do vianense João António Gião Marques.

Organizada pela Câmara Municipal e com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo e da Direção Regional da Cultura do Alentejo, a exposição propõe ao visitante uma viagem etnográfica pelo Alentejo, dos hábitos e dos costumes, das tradições e das vivências de outrora, onde o trabalho do campo, de sol a sol, marcava o ritmo das sociabilidades.

Natural de Viana do Alentejo, onde nasceu em 1961, João António Gião Marques desde muito cedo se dedicou ao trabalho escultórico, tendo começado a trabalhar a cortiça ainda jovem, relembrando “com saudade” os tempos da 4ª classe e a altura em que começou a dedicar-se a esculpir a madeira.

A exposição, que é a primeira de Gião Marques e que inicia o ciclo de exposições temporárias na Igreja da Misericórdia, em 2022, reúne mais de 20 peças, permitindo partilhar com o visitante a perspetiva do autor e as suas memórias no trabalho escultórico de cada figura e cena trabalhada em madeira.

Inserida no programa das comemorações do feriado municipal, a exposição estará patente até dia 27 de março de 2022, podendo ser visitada durante a manhã entre as 09h30 e as 13h00, e durante a tarde entre as 14h00 e as 17h30.

Fonte / Foto: Município de Viana do Alentejo – Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

A Malvada apresenta o Ensaio Aberto do espetáculo “Corpo” na Blackbox do Espaço do Tempo

A Malvada apresenta o Ensaio Aberto do espetáculo "Corpo", no dia 21 de junho (sexta-feira…