Está patente na Igreja de São Vicente, em Évora, uma exposição de fotografia de Tiago Duarte.
Intitulada “É assim que te vejo minha cidade, meu Alentejo”, a mostra pode ser visitada até 18 de setembro.
Tiago Duarte é um fotógrafo amador, presentemente nas redes sociais através da página Tiago Duarte – Pegadas de Um Olhar. Tem a fotografia como passatempo há quase duas décadas.
Através deste seu “hobbie”, tem percorrido o Alentejo “na busca incansável de descobrir os tesouros escondidos pelos campos fora; a fauna, a flora e a história”.
Segundo o autor, “esta exposição, reflete o meu olhar sobre uma viagem. Uma viagem dentro e fora da cidade de Évora, pelos campos alentejanos onde mergulhei no silêncio, ouvindo Deus em todas as coisas. O tempo foi a principal inspiração deste trabalho, a sua passagem pelo Alentejo deixa marcas de transformação e de crescimento”.
Para Tiago Duarte, “viajar no tempo é entrar numa outra dimensão, onde o momento foge e nos deixa mensagens perdidas, peças soltas, soprando como uma rosa-dos-ventos abrindo caminhos, portas, janelas, encontros, desencontros. O tempo não para e viaja sobre um horizonte panorâmico de história, pessoas e mistérios”.
Conta ainda que “este elo de ligação, de registos fotográficos, revela o meu olhar sobre a cidade, um enquadramento preenchido de momentos de vida, de longevidade de sabedoria, de esperança de que o homem necessita e procura”.
O fotógrafo confessa que “a natureza, por muitos momentos, foi o meu refúgio para a reflexão, o meu equilíbrio, ao caminhar pelos campos alentejanos escavei tesouros e ideias escondidas, esperando por serem encontradas – a metamorfose do divino, da incerteza, convida-nos a voar em frases esculpidas pelo tempo. Espelhos de água a contraluz, o sol, a lua, o vento, a fúria das tempestades, proporcionaram momentos de imortalidade”.
Na sua apresentação, Tiago Duarte refere também que “saltar as muralhas e descobrir o Alentejo, foram essas as pegadas de um olhar, incansável, inconstante, persistente, motivado por boas energias que conquistou lugares e territórios, em que muitos desses cenários serviram como fonte de inspiração para um novo caminho, um novo projeto: novas formas de ver a cidade, de desenhar com poesia, com paixão, a nossa região”.
A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara de Évora.
Autor: Redação DS
Foto: Tiago Duarte