De 1 a 25 de julho estará patente na Direção Regional da Cultura do Alentejo a exposição de fotografia do IV Prémio Internacional ‘Santiago Castelo’.
A exposição será inaugurada no dia 1 de julho, pelas 17,30 horas, com a participarão de representantes do Centro UNESCO da Extremadura e das entidades que integram a eurorregião EUROACE, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais do Alentejo e do Centro e da Junta da Extremadura, contando ainda com a participação da vencedora do IV Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”.
A exposição é composta pelas 26 obras finalistas da quarta edição do Prémio Internacional “Santiago Castelo”, que contou com uma elevada participação, com 108 obras apresentadas por autores de Espanha e de Portugal. O trabalho vencedor desta edição intitula-se “Aurum 03”, de Paula Anta, tendo ainda recebido uma menção honrosa a obra “Ponte da Ajuda “, de Ramsés Silva.
Esta exposição esteve patente em Cáceres em 2020, e estará exposta em Portugal em Évora e, posteriormente, na Figueira da Foz, circulando por diferentes locais que integram os três territórios da EUROACE (Alentejo(Centro/Extremadura).
As obras selecionadas reúnem diferentes momentos captados no território da eurorregião EUROACE (Alentejo/Centro/Extremadura), onde se cruzam tradições, festas, figuras humanas, elementos do património cultural e variáveis paisagísticas do inestimável valor natural.
Criado em 2017, o Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, organizado pelo Centro Unesco de Extremadura, terá a sua V edição em 2021, sendo uma iniciativa que tem a colaboração da eurorregião EUROACE, dando assim a este prémio um carácter transfronteiriço e internacional.
Fonte: Nota de Imprensa / CCDR Alentejo