De 1 a 25 de julho estará patente na Direção Regional da Cultura do Alentejo a exposição de fotografia do IV Prémio Internacional ‘Santiago Castelo’.

A exposição será inaugurada no dia 1 de julho, pelas 17,30 horas, com a participarão de representantes do Centro UNESCO da Extremadura e das entidades que integram a eurorregião EUROACE, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais do Alentejo e do Centro e da Junta da Extremadura, contando ainda com a participação da vencedora do IV Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”.

A exposição é composta pelas 26 obras finalistas da quarta edição do Prémio Internacional “Santiago Castelo”, que contou com uma elevada participação, com 108 obras apresentadas por autores de Espanha e de Portugal. O trabalho vencedor desta edição intitula-se “Aurum 03”, de Paula Anta, tendo ainda recebido uma menção honrosa a obra “Ponte da Ajuda “, de Ramsés Silva.

Esta exposição esteve patente em Cáceres em 2020, e estará exposta em Portugal em Évora e, posteriormente, na Figueira da Foz, circulando por diferentes locais que integram os três territórios da EUROACE (Alentejo(Centro/Extremadura).

As obras selecionadas reúnem diferentes momentos captados no território da eurorregião EUROACE (Alentejo/Centro/Extremadura), onde se cruzam tradições, festas, figuras humanas, elementos do património cultural e variáveis paisagísticas do inestimável valor natural.

Criado em 2017, o Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”, organizado pelo Centro Unesco de Extremadura, terá a sua V edição em 2021, sendo uma iniciativa que tem a colaboração da eurorregião EUROACE, dando assim a este prémio um carácter transfronteiriço e internacional.

Fonte: Nota de Imprensa / CCDR Alentejo

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…