O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral realiza, no dia 21 de abril, o evento online Alentejo Verde e Digital – Preparar o Futuro da Europa.

Este é o mote da conversa que vai acontecer entre as 15 e as 17 horas e que será transmitida em direto no Facebook do Europe Direct Alentejo Central e Litoral.

Esta iniciativa conta com a participação da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, DECSIS, e Representante da Região Alentejo em Bruxelas, para partilhar os projetos e as iniciativas que estão a transformar o Alentejo, preparando-o para atingir as metas propostas pela Comissão Europeia.

As inscrições para a participação podem ser feitas até ao final do dia de hoje em www.futuroverdeedigital.eventbrite.pt

Este evento pretende dar a conhecer à população alguns dos projetos de referência que estão a mudar o paradigma da região, transformando o Alentejo num território numa região mais sustentável e mais digital.

No próximo dia 21 de abril, para além de debater a sustentabilidade e a digitalização da região, os convidados vão partilhar os projetos: Startup Labware, LVPDÉ, POCITYF, AURORAL e RegHUB.

Sobre o Europe Direct Alentejo Central e Litoral

O Centro de Informação Europe Direct Alentejo Central e Litoral é um organismo de informação europeia acolhido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 2013, que se constitui como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia. A sua missão é permitir à população do Alentejo Central e Litoral travar um conhecimento mais aprofundado da União Europeia, dos seus objetivos, financiamentos e apoios prestados.

Startup Labware

O projeto pretende apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta intensidade tecnológica focada na temática das cidades inteligentes e que sejam desenvolvidas a partir da região Alentejo com impacto direto na gestão e necessidades emergentes do ambiente de cidade. O projeto permitirá iniciar um processo de transformação digital colaborativa entre a procura e a oferta, aproximando a gestão urbana das comunidades de inovadores residentes.

LVPDÉ

Os laboratórios vivos para a descarbonização têm como objetivo transformar as cidades, tornando-as mais inovadoras, sustentáveis, inclusivas e resilientes, com vista a melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Em Évora, o LVpD será posto em prática no espaço geográfico do Centro Histórico, incidindo as intervenções em duas áreas distintas: mobilidade sustentável e espaço coletivo eficiente.

POCITYF

POCITYF é um projeto ligado às smart cities financiado pela UE que ajudará as cidades históricas a tornarem-se mais verdes, mais inteligentes e mais habitáveis, respeitando ao mesmo tempo o seu património cultural. Ao implementar e testar o Positive Energy District nas suas cidades, o POCITYF irá apoiar a Europa na corrida para se tornar o primeiro Continente Carbono Neutro até 2050.

AURORAL

O projeto AURORAL centra-se em aumentar a conectividade e proporcionar um ambiente digital de plataformas de serviços interoperáveis capazes de favorecer a criação e desenvolvimento de ecossistemas rurais dinâmicos, de cadeias de inovação, aplicações e serviços relevantes para a capacitação das comunidades e preservação da Natureza.

RegHUB

Projeto coordenado pelo Comité das Regiões, que tem como objetivo “valorizar a importância das redes regionais de parceiros, a sua relevância na governança regional e o seu impacto na implementação de políticas públicas de dimensão europeia”.

Fonte: Europe Direct Alentejo Central e Litoral / Nota de imprensa

Veja também

Eleições Europeias: Campanha institucional de apelo ao voto promove a defesa da democracia

O Parlamento Europeu lança a segunda fase da sua campanha institucional de apelo ao voto n…