O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) está de parabéns, comemorando hoje, dia 14 abril, 32 anos que foi oficialmente instituído, em 1989.

Com cerca de 56000ha, o Parque Natural, uma mais-valia ambiental e potencial para o Norte Alentejano, é caraterizado pela sua diversidade geológica e paisagística, com fauna e flora riquíssimas, uma área protegida e com variados percursos pedestres, que fazem deste um parque único em Portugal.

Esta área conta também com uma componente arquitetónica e com marcas bem vincadas de arte rupestre, para além dos seus produtos locais certificados (DOP) como a castanha, sem esquecer os nossos vinhos, os sublimes brancos, tintos e reserva, que ilustram o carácter único das vinhas velhas da Serra de S. Mamede, com o sabor resultante das castas que crescem e desabrocham no nosso “terroir” muito especial.

O Município de Portalegre continua ativamente a trabalhar para divulgar a relevância estratégica do Parque Natural e a dinamização dos seus recursos biofísicos, geomorfológicos e endógenos.

Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Marvão são responsáveis pela cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, a primeira área protegida do país a ter uma comissão de Cogestão.

Este protocolo, assinado com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai permitir aos quatro municípios associados perspetivar novas oportunidades para a valorização económica, turística e desportiva da Serra de S. Mamede, ampliando assim a capacidade de gerar mais valor na economia local.

Respeitando a envolvência natural, o PNSSM tem sido igualmente palco de provas desportivas, inseridas num contexto da afirmação de Portalegre como Capital do Desporto Aventura. Estas atividades são desenvolvidas seguindo uma filosofia de turismo regenerativo, em que o objetivo é olhar para além da sustentabilidade dos elementos que caracterizam um ecossistema, procurando a integração de todos os envolvidos, com o objetivo de construir a capacidade dos sistemas socioambientais, de forma a obter um crescimento saudável a longo prazo.

Fonte: Município de Portalegre / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Equipa de Vigilância Florestal já funciona em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a realizar, em 2023, mais uma edição do Program…