Os portugueses são os mais participativos, mas a aplicação de registo de instalações fotovoltaicas Generation Solar, promovida em Portugal pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), continua a aceitar e incentivar novos registos destas instalações, para aumentar a comunidade de investigadores e proprietários na área da energia solar.

Lançada em 2020, no âmbito do projeto de ciência aberta e cidadã GRECO (Fostering a New Generation of European Photovoltaic Society through Open Science), a aplicação Generation Solar está disponível nas plataformas IOS e Android e convida os cidadãos a registarem todas as instalações solares que conhecerem, criando uma rede de instalações e de proprietários.

Com esta iniciativa, o projeto GRECO pretende promover a consciência sobre a energia fotovoltaica na sociedade e estimular o aparecimento de uma comunidade em que “os utilizadores e proprietários destas instalações poderão trocar informações e ver respondidas algumas das suas dúvidas sobre o funcionamento destes equipamentos, além de poderem aceder a informação estatística exclusiva para utilizadores registados”, revela Luís Fialho, investigador da CER-UÉ e responsável pelo projeto em Portugal. A informação registada permitirá também criar um banco de dados global sobre geração de energia solar, que ajudará cientistas e investigadores e desenvolver melhores modelos científicos de eficiência energética.

No website do Generation Solar estão registadas cerca de 130 instalações fotovoltaicas, em diversos países da Europa, como Espanha, Alemanha ou Bulgária, mas é a comunidade portuguesa que se destaca ao nível da participação. Valores que surpreendem os investigadores europeus, mas que Luís Fialho acredita poderem ser ainda mais elevados. “Não temos uma ideia exata do número de instalações existentes no nosso país, mas acreditamos que ainda será possível vermos crescer o número de participantes em diversas zonas do território nacional”, explica o investigador da CER-UÉ.

O GRECO é um projeto multinacional, apoiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, com a subvenção nº 787289, que conta com a participação da CER-UÉ, e que tem como principal objetivo promover a aplicação da Ciência Aberta e Investigação e Inovação Responsável (RRI, sigla em inglês) a um projeto de investigação no setor fotovoltaico.

Fonte: Universidade de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

CIMAC esteve presente no Seminário “AGROVOLTAICA: Transição Energética e Produção Agrícola – dois desafios, uma solução”

Decorreu no passado dia 7 de fevereiro, em Évora, o Seminário “AGROVOLTAICA: Transição Ene…