A Câmara Municipal de Évora, através do seu presidente Carlos Pinto de Sá e da vice-presidente Sara Dimas Fernandes, homenageou esta terça-feira o atleta eborense José Cabeça que recentemente garantiu uma vaga olímpica para Portugal no Campeonato do Mundo de esqui nórdico, em Oberstdorf, na Alemanha.

O atleta, de 24 anos, natural de Évora e a residir há sete meses no Dubai, terminou a prova de qualificação no “cross-country” no 48.º lugar, com 29.14,2 minutos, a 04.50,4 do primeiro, o tailandês Mark Chanlong, e fez 250 pontos, abaixo dos 300 que permitem o seu acesso a Pequim2022.

Nesta receção no Paços do Concelho, que contou com a presença dos pais do atleta, do delegado regional do Alentejo do IPDJ e de elementos da Divisão de Desporto da edilidade, o autarca de Évora destacou o vasto currículo desportivo do atleta eborense, “que tem vingado em várias modalidades, nomeadamente no triatlo e agora no esqui, sendo uma referência e um exemplo para a juventude do nosso concelho. Em nome de Évora o nosso obrigado e muitos parabéns!”.

José Cabeça, para além de agradecer a homenagem durante a qual foi oferecida uma serigrafia da cidade e uma sweatshirt alusiva à candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura, revelou que este resultado foi fruto de muita perseverança e alguma loucura. ”Em janeiro do ano passado não sabia esquiar”, revelou.

Agora, e com o lugar garantido para os Jogos Olímpicos de Inverno, José Cabeça, habituado a praticar desporto desde tenra idade, nomeadamente karaté e natação, até se fixar, em boa hora, no triatlo, encara o esqui de outra forma, estando à procura de um treinador. “Eu aprendi a esquiar sozinho, através da observação, e de muito roller skate nas variantes da Embraer e na estrada da Valeira. Contudo, se quero progredir e um dia, quem sabe, ambicionar não só a simples presença numa competição mundial, mas sim os lugares de pódio tenho de evoluir. Teno de ir para os países nórdicos e ter orientação técnica”, frisou.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Aberta a fase de candidaturas para a 17ª Gala do Desporto do Alentejo Central

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central irá realizar a 17.ª Gala do Despor…