A fase de obras de construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, poderá arrancar em maio, para concluir a unidade «até dezembro de 2023», revelou o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo.

«Provavelmente, em maio teremos a possibilidade de iniciar, de facto, a parte da obra para termos a certeza de que não vai haver retrocesso» afirmou o responsável, sublinhando que «já falta muito pouco» para o início da empreitada da futura unidade hospitalar.

José Robalo disse acreditar que será possível concluir a construção da futura unidade hospitalar «até dezembro de 2023».

É um projeto que «tem toda a lógica», uma vez «a medicina e os cuidados de saúde sofreram uma evolução grande e precisamos de uma estrutura adequada às necessidades e à realidade técnica atuais», sublinhou.

Por outro lado, o novo hospital vai permitir que «os alentejanos fiquem no Alentejo e não tenham que recorrer a outras unidades em Lisboa» para obterem cuidados de saúde.

Sobre as acessibilidades e infraestruturas da futura unidade hospitalar, José Robalo indicou que a ARS e a Câmara de Évora estão a trabalhar «em conjunto» para encontrar soluções.

Segundo o projeto, o hospital terá uma lotação de mais de 350 camas em quartos individuais, a qual poderá ser aumentada, em caso de necessidade, até 487 camas.

Um total de 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para atividade de ambulatório e dois para atividade de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro são outras valências da futura infraestrutura.

Fonte: HESE / SNS – Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Sarampo esteve em destaque na RTA

De vez em quando, ouvimos notícias sobre o aparecimento de casos de sarampo em Portugal. É…