Terminou, em outubro passado, o projeto Chebec, no qual a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central participou com o objetivo de capacitar os agentes das indústrias culturais e criativas para a internacionalização do seu trabalho e a procura de novos mercados.
O projeto Chebec é um projeto europeu financiado pelo programa Interreg MED com implementação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2020, contando com 10 parceiros e 5 parceiros associados de França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Bósnia e Herzegovina e Sérvia. O seu objetivo é enfrentar os principais desafios das ICC na região mediterrânica: apoiar o crescimento das ICC, promover o acesso a novos mercados mantendo a sua identidade, com o objetivo final de melhorar a atratividade dos clusters MED.
Destacam-se os principais resultados alcançados com o projeto:
- 82 organizações culturais e criativas participaram no programa de internacionalização.
- Foram ministradas perto de 400 horas de formação, uma média de 43 horas por cada ação piloto/parceiro.
- Foram providenciadas quase 1280 horas de consultoria a um total de 66 beneficiários, uma média de 20 horas de consultoria por beneficiário – no Alentejo Central, os beneficiários tiveram acesso a uma média de 60 horas de consultoria cada um.
- 2 das 3 ações de mobilidade foram executadas e em cada uma delas participaram 40 beneficiários. A ação de mobilidade em Bolonha teve que ser cancelada devido à pandemia por Covid-19, acabando por ser substituída por uma série de webinars online sobre projetos na UE.
- Foram financiados 18 planos de internacionalização através dos Vouchers de Inovação, com um investimento total por parte dos parceiros de quase 50 000€. No Alentejo Central foram apoiadas 3 entidades nesta rúbrica com um total de 10 000€.
- Foram desenvolvidas 3 ferramentas web para apoiar as ICC nos seus processos de internacionalização.
Foi adicionado um pilar extra no decorrer do programa: a adaptação às novas condições geradas pela Covid-19 tornou-se uma questão central. As ações planeadas foram reformuladas e foram lançadas novas ações sempre com o objetivo de ter uma abordagem prática, em linha com a missão inicial do projeto.
Ferramentas online
Os parceiros Chebec desenvolveram 3 ferramentas web que podem ser usadas em conjunto ou como recursos isolados. Estas representam elementos digitais complementares de apoio a iniciativas offline em todas as etapas do programa. Todas estas ferramentas foram elaboradas em inglês.
A Internationalization Readiness Webtool é um instrumento que apoia as organizações das ICC na sua autoavaliação sobre se estão ou não preparadas para iniciar as suas atividades no estrangeiro e aceder a novos mercados.
O mapa online para apoiar startups representa um guia para as startups culturais e criativas desenvolverem conhecimento – em várias áreas do empreendedorismo com um foco específico na internacionalização – e competências no campo do pensamento estratégico.
O Mapa de Clusters e Redes das ICC reúne informação sobre os clusters e redes existentes – tanto formais como informais – que operam nas 9 regiões Chebec em várias áreas artísticas e culturais: artes performativas, património imaterial, artes visuais, design e artes aplicadas, criação literária e edição, etc.
Saiba mais em www.cimac.pt.
Fonte: CIMAC / Nota de imprensa