No âmbito do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, que visa a cooperação no espaço transfronteiriço de Espanha e Portugal, foi aprovado o projeto “Territorio EUROBIRD”.

Depois de uma recalendarização substancial devida às condicionantes logísticas provocadas pelo surto epidémico, avança no terreno este projeto, que, no caso de Évora, incidirá em grande parte no Alto de São Bento (ASB).

De salientar que o objetivo deste projeto é a conservação e promoção do património natural e cultural de territórios com grande potencial em termos de turismo ornitológico.

O financiamento conseguido irá permitir a valorização de locais importantes para o avistamento de aves, o chamado “birdwatching”, através da aquisição de material, produção de conteúdos informativos e melhoramento de centros de interpretação, miradouros, entre outros.

Os trabalhos tiveram início com a realização de censos de aves no ASB, tendo em vista o levantamento da riqueza de espécies do local e a seleção de locais de intervenção.

Milhafre-real (Milvus milvus), águia-d’asa-redonda (Buteo búteo), poupa (Upupa epops), ferreirinha (Prunella modularis), pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), milheirinha (Serinus serinus) são apenas alguns dos inúmeros exemplos da riqueza ornitológica que podemos encontrar mesmo às portas da cidade.

São beneficiários deste projeto, para além da Câmara de Évora, os municípios de Elvas, Castelo Branco e Campo Maior, a Diputación Provincial de Badajoz, o ayuntamiento de Badajoz, as Cámaras Oficiales de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz e Cáceres, a Dirección General de Turismo, Conserjería de Economía e Infraestructuras, Junta de Extremadura e a empresa RANNA Consultoría.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Bairro Comercial Digital de Évora apresentado segunda-feira, dia 4 março

O consórcio liderado pelo Município de Évora, de que fazem parte a Associação Comercial do…