A Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, em parceria com o Projeto de Combate ao Insucesso Escolar “5 Estrelas”, está a desenvolver, junto dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, um projeto sobre literacia emocional, “Os Valores”.   

O projeto que teve início no ano letivo 2019/2020, com o tema “As Emoções”, era para ser dinamizado uma vez por mês, na secção infantil da Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo e nas Bibliotecas Escolares, mas, face ao contexto de pandemia que vivemos, tem sido promovido em contexto de sala de aula, a partir de histórias, dinâmicas e atividades lúdicas, onde o diálogo e a partilha são uma constante.

A ação visa ajudar as crianças a adquirirem competências sociais, nomeadamente a serem mais responsáveis, com senso crítico e capazes de transformar positivamente a sociedade.

Gerir emoções, conhecer valores, vivenciar momentos de partilha, de expressão de afetos e de sentimentos é muito importante para o desenvolvimento pessoal e social das crianças, ao mesmo tempo que contactam com os livros e despertam o gosto e interesse pela leitura.

As histórias mostram, de forma simbólica, alguns dos limites e das regras de convivência e relacionamento com os outros, envolvendo as atividades lúdicas a participação coletiva, onde são abordados o respeito pelos outros, a boa convivência, a honestidade e o respeito pelas regras, de modo a interiorizarem valores como a solidariedade e a honestidade, entre outros.

Tão importante como a matemática, o português ou as ciências, o projeto pretende possibilitar às crianças, através de histórias, jogos, partilha de situações vivenciadas e outras atividades lúdicas, a interiorização de valores que os tornem cidadãos autónomos, solidários, justos, cooperantes e íntegros.

Fonte: Município de Viana do Alentejo / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Vídeo sobre a pandemia feito por aluno de Évora tem tido “feedback” positivo

Trabalho do jovem de 14 anos já foi mostrado em várias escolas. Foto: Miguel Madeira …