Figura incontornável do Movimento Surrealista, Cruzeiro Seixas deixa-nos a sua arte, incontornavelmente forte e multifacetada, reveladora da sua grandeza humana e artística.

Nesse âmbito, a Biblioteca Geral da Universidade de Évora (UÉ) vai homenagear o artista, no dia 3 de dezembro (15h30), dia em que completaria o seu 100.º aniversário.

Convidou-se para o momento um outro artista, João Francisco Vilhena, que através da instalação de duas obras no “Octógono – Centro do Mundo”, no Colégio do Espírito Santo, nos reportará ao universo da Poética dos Enganos, num Teatro de Imagens que homenageia a grandeza poética e humanista do universo artístico do grande mestre Cruzeiro Seixas.

A sessão vai contar com a a intervenção de António Cândido Franco, docente no Departamento Linguística e Literaturas UÉ que nos falará sobre o Homem-Poeta-Artista.

Vão ainda decorrer leituras encenadas das Poesias do Artista, pelos alunos de Teatro da Escola de Artes UÉ, com a coordenação de Marcos dos Santos, docente em Teatro UÉ.

Decorre também a intervenção de Telmo Garção Lopes, investigador CHAIA UÉ, que falará sobre “Sonhos acordados de Cruzeiro Seixas pelas Tapeçarias de Portalegre”

Durante todo o dia, vai ser possível visualizar o vídeo Cruzeiro Seixas “mail trip”, realizado a partir do acervo de correspondência pessoal de Artur Cruzeiro Seixas, doado pelo mesmo ao Arquivo UÉ, produzido por Filipe Rocha da Silva, e editado por Rui Valério, docente no Departamento de Artes Visuais e Design UÉ, com música dos Supersilent .

Transmissão via streaming em videocast https://videocast.fccn.pt/live/aai_uevora/aesaem

Fonte: Universidade de Évora / Nota de imprensa

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…