Esta quarta-feira, dia 25 de novembro, celebra-se o 34.º aniversário da classificação do Centro Histórico de Évora como Património Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A efeméride é assinalada pela Câmara Municipal de Évora através de cinco emissões especiais do “Matéria – Magazine Cultural”, com transmissão em direto nas redes sociais, na Rádio Telefonia do Alentejo e na Diana FM.

No total, são cinco emissões de 15 minutos cada, com informação sobre o panorama cultural, em que o protagonista é o património da cidade de Évora.

O destaque vai para a realização de visitas guiadas e entrevistas que vão levantar a ponta do véu sobre o restauro do Palácio de D. Manuel e as obras em curso no Salão Central Eborense e no Teatro Garcia de Resende.

Serão também apresentadas as futuras intervenções de valorização das Termas Romanas de Évora bem como o restauro e reutilização do Aqueduto da Água da Prata (para distribuição de água para os sistemas de rega).

A candidatura a Capital Europeia da Cultura, a Cidade Educadora, o Plano de Salvaguarda do Centro Histórico e a edição do próximo número do boletim “A Cidade de Évora” são outros assuntos em evidência.

Os programas vão ser emitidos entre os dias 25 e 29 de novembro, às 12h00, em simultâneo na página www.facebook.com/evoranoticias, na rádio Diana FM (94.1fm), na Rádio Telefonia do Alentejo (103.2fm) e, também, no Meo Kanal 440042.

Refira-se que o Matéria é um formato inovador implementado pela autarquia eborense, composto por emissões online (nas redes sociais do município) e na rádio, assumindo-se como um magazine que dá a conhecer agentes, artistas e espaços culturais eborenses. Este programa surgiu em junho, em sequência das iniciativas “Artes em Casa” e “Cinema em Casa”, idealizadas como resposta aos desafios impostos pela pandemia que enfrentamos a qual obrigou ao cancelamento de inúmeras iniciativas.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Cendrev assinala hoje o Dia Mundial do Teatro

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Teatro e o Cendrev - Centro Dramático de Évora participa…