Reconhecendo a importância das organizações promotoras de voluntariado e dos voluntários envolvidos terem acesso a informação sistematizada que lhes permita enfrentar a desafiante conjuntura atual, a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) desenvolveu um Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de COVID-19, o qual será apresentado dia 26 de novembro, entre as 15h00 e as 16h30 numa sessão online transmitida por Zoom e Facebook Live.

Empenhada em promover a discussão e partilha de conhecimentos sobre o voluntariado no contexto de pandemia, o evento online da FEA dará também lugar à conferência “Voluntariado em Tempos de Covid-19 – uma perspetiva europeia”, protagonizada por Gabriella Civico, Diretora do European Volunteer Centre, e a um debate sobre a temática que cruzará as opiniões de João Teixeira, membro da Direção da Confederação Portuguesa do Voluntariado; Carla Ventura, vice-presidente da CASES, e Tiago Costa, coordenador nacional de Voluntariado na Cruz Vermelha Portuguesa.

Acreditando que o conhecimento é a pedra basilar para a ação voluntária comprometida, transformadora e segura – que dá espaço não só à solidariedade e generosidade, mas sobretudo à transformação social – o Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de COVID-19 resulta de um processo de pesquisa e sistematização de informação, realizado pela Equipa do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida. Neste, aborda-se o desempenho da ação de voluntário, detalhando locais e tipos de voluntariado que se podem realizar, bem como intenta explicitar-se de que forma esta atividade pode ser adaptada à conjuntura de COVID-19, referindo os cuidados a ter por parte dos voluntários e o papel das organizações promotoras de voluntariado no contexto atual.

“O voluntariado tem desempenhado, desde sempre, um papel fundamental de resposta às necessidades das organizações do setor social e solidário. No difícil período que se atravessa, é verdadeiramente relevante que tal continue a ser uma prática, agora com outras particularidades que devem ser encaradas como uma nova normalidade. O Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de COVID-19, desenvolvido pela FEA, espera contribuir para este processo conjunto e evolutivo de aprendizagem e conhecimento, sistematizando informação necessária aos voluntários e aos coordenadores das ações voluntárias, contribuindo para a edificação da sociedade mais justa e fraterna que todos almejamos”, afirma Henrique Sim-Sim, coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação.

Reinventando-se e inovando constantemente para uma melhor prossecução da sua missão, a FEA concebeu este guia tendo por base a aprendizagem adquirida pela sua experiência na gestão dos projetos de voluntariado próprios, dos quais se destacam atualmente – e nomeadamente em resposta ao contexto pandémico – o Voluntariado na Cozinha Social, o Voluntariado no Apoio ao Estudo e Voluntariado no Apoio à Empregabilidade, e na pesquisa e recolha de informação de boas práticas de outras instituições nacionais e internacionais.

Dirigida a voluntários, técnicos e organizações, a sessão de apresentação online promovida pela FEA, embora não tenha número limite de participantes, requer inscrição prévia. O Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de COVID-19 será disponibilizado em www.fea.pt/banco-voluntariado após a apresentação pública.

Fonte: Fundação Eugénio de Almeida / Nota de imprensa

Veja também

Alunos da ESAG promovem hoje evento solidário “Harmonia sem Fronteiras”

Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, est…