Atendendo às situações de fogos rurais cada vez mais complexas devido às alterações climáticas, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e os seus municípios associados realizaram uma candidatura conjunta para a aquisição de equipamentos de combate a incêndios que permitem a limpeza dos espaços rurais, das vias, e das faixas de gestão de combustível (faixas de limpeza de vegetação e redução de arvoredo em espaços florestais e aglomerados populacionais), de forma a evitar ao máximo a ignição e propagação de incêndios rurais.
Neste sentido, e no âmbito do Procedimento de Concurso Público enquadrado na Operação “Proteção Contra Risco de Incêndios”, a CIMAC realizou, no passado dia 16 de novembro, a entrega do primeiro conjunto de equipamentos florestais aos municípios de Reguengos de Monsaraz e Portel. Um investimento que orça os 617 705 mil euros e no qual estão envolvidos os municípios do Alentejo Central.
Ao Município de Reguengos de Monsaraz foram entregues seis roçadoras florestais e um estilhaçador com martelos móveis e ao Município de Portel três roçadoras florestais e um estilhaçador com martelos móveis, tendo sido dada formação quanto à melhor utilização dos equipamentos e testado no terreno o estilhaçador.
Após a entrega, foram ainda explicados detalhes técnicos e instruções de manutenção das máquinas pelo fornecedor aos operadores, tendo sido as mesmas testadas no que respeita à sua conformidade de funcionamento.
Este projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte: CIMAC / Nota de imprensa