A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o XVI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”.

Esta é uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno, pretendendo ainda apresentar obras dos séculos XX e XXI.

Neste âmbito, no dia 14 de novembro, às 18h00, haverá um recital de piano por Artur Pizarro.

Programa: Villa-Lobos. Homage à Chopin – 1) Nocturne , 2) Ballade ; Ravel.- Gaspard de la nuit – 1) Ondine, 2) Le gibet , 3) Scarbo ; Britten. Night piece ; Prokofiev. Sonata no.6 em lá maior, Op. 82 – 1) Allegro moderato, 2) Allegretto, 3) Tempo di valzer lentíssimo, 4) Vivace.

Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos 3 anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do professor Campos Coelho (aluno de Vianna da Motta, Isidor Phillip e Ricardo Viñes) no programa Histórias da Música de Victorino d’Almeida.

Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega e pelo professor Campos Coelho.

Mais tarde, entre 1974 e 1990, Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa (também aluno de Vianna da Motta e também de Mark Hambourg, Marguerite Long, Jacques Février e Edwin Fischer).

Durante um ano, frequentou também a classe de Aldo Ciccolini no Conservatório Nacional Superior de Paris e recebeu aulas de Bruno Rigutto.

Esta linhagem deu a Artur Pizarro um raro conhecimento da escola francesa e da alemã diretamente da Idade d’Ouro do pianismo do século XX.

Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 (onde seis primeiros prémios de concursos internacionais são convidados a competir) e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.

Atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano com Rinaldo Zhok e em concertos de musica de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo dirigido pelos mais conhecidos maestros. Tem uma extensa discografia (perto de 50 cd’s) e as suas gravações constam nos catálogos das mais conhecidas editoras.

Em reconhecimento da relevância da sua carreira, foi galardoado na sua terra natal com o Prémio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal.

Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Albéniz pelo Festival Albéniz em Camprodon, Espanha, reconhecendo o seu trabalho pela divulgação da Suite Iberia através da sua gravação e inúmeras atuações em palco. Atualmente leciona no seu estúdio em Oeiras onde dá aulas particulares e desempenha o cargo de professor adjunto convidado na ESML. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.

É necessário reserva prévia de bilhetes através de [email protected], sendo também obrigatório o uso de máscara

A organização é da Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, com co-produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio do Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, MPMP e Rádio Diana.

Fonte: Eborae Mvsica / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora celebra 50 anos do 25 de Abril com intensa programação ao longo de 2024

A Câmara de Évora e um grande número de associações culturais e outras entidades da socied…