“Búzios em Terra Seca” é um projeto inovador que explora a linguagem estética e artística do Projecto Cardo num novo formato de vídeo, adaptado à realidade atual, tirando partido dos meios audiovisuais e do alcance das plataformas online como veículo para chegar às pessoas de forma segura.

Dando continuidade ao trabalho em torno da tradição musical portuguesa, da sensibilização, educação e comunicação com a comunidade, o Projecto Cardo dá início à criação de duas novas coleções audiovisuais com uma vertente pedagógica e auto-didata para os mais novos, educadores, comunidade escolar e geral.

Estes vídeos, mais que recursos educativos e de divulgação, são objetos artísticos finais, acessíveis e disponíveis de forma totalmente gratuita.

A primeira coleção “Aprender com o Som dos Búzios”, dirigida a crianças entre os 3 e os 10 anos, oferece às crianças, professores e encarregados de educação, algumas melodias do cancioneiro tradicional português aliadas a ideias e sugestões para trabalhar conteúdos de forma criativa, divertida e organizada.

São propostas alternativas aos lugares comuns dos materiais audiovisuais dirigidos a crianças, onde é promovido o contacto com a Natureza e em que os estímulos sonoros e visuais são de grande diversidade.

Anexado a cada vídeo há um guia a explicar de forma detalhada todos os conteúdos – a partitura da canção, a coreografia da dança e estratégias criativas para uma assimilação eficaz e intuitiva. Os dois primeiros vídeos “Olívia” e “Pião” já está disponíveis.

A segunda coleção compreende uma seleção de melodias tradicionais portuguesas, entregues a cinco compositores: Daniela Leite Castro, Filipe Raposo, Quiné Teles, Rita Maria e Xurxo Varela.

O desafio é criar uma “orquestra virtual” – A Orquestra dos Búzios. Para cada música foram gravadas guias e partituras por músicos e bailarinos profissionais que serão disponibilizadas a quem tiver interesse e se inscrever para participar.

O convite será feito através de convocatória pública na qual se desafiará músicos, bailarinos profissionais e amadores e estudantes. Cada participante deverá fazer uma assimilação cuidada da sua parte e no fim, enviar ao Projecto Cardo um vídeo da sua performance – a cantar, tocar ou dançar.

As inscrições para participar no primeiro vídeo da série estão abertas até 31 de outubro. O resultado final será divulgado no próximo mês de novembro. Este projeto é uma resposta às circunstâncias atuais e que, como a toda a comunidade artística, trouxeram uma profunda reflexão, apresentando soluções alternativas de como continuar a criar objetos artísticos, envolver e chegar à população em segurança.

Não pretende substituir a experiência de um concerto ou de um espetáculo ao vivo (que, a seu tempo, voltará a ocupar o seu lugar nas nossas vidas), mas sim oferecer uma alternativa que faça um verdadeiro uso dos meios audiovisuais e que traga algo de novo, útil e prazeroso à população.

Búzios em Terra Seca conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura.

Relativamente ao Projecto Cardo, é uma associação que tem como principal objetivo intervir artística e pedagogicamente na sociedade atual através da música, focando grande parte do seu trabalho na preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa.

Nasceu da vontade e da necessidade de criar uma equipa com o perfil, a sensibilidade e a generosidade necessárias ao trabalho de escutar, observar e aprender diretamente com a população e, por fim, transformar essa informação em objeto artístico ou em material pedagógico.

A matéria prima do trabalho do Projecto Cardo é, assim, o saber de cada indivíduo com que se cruza e de cada comunidade com que se envolve.

O Projecto Cardo funciona sob a direção de Carmina Repas Gonçalves e Antony Fernandes, fundadores do Ensemble Cardo-Roxo e da Cardo-Amarelo – Escola de Música Tradicional, contando com uma equipa muito interessante e completa, que torna possível a realização dos mais variados projetos, de forma especializada.

A equipa do Projecto Cardo trabalha diariamente para uma maior valorização da música, sensibilizando, envolvendo e ensinando. A música tradicional é uma expressão musical privilegiada na realização das diferentes ações do projeto, uma vez que esteticamente é unificadora.

A identificação e o reconhecimento do repertório são muito importantes para a integração multigeracional, para a utilização da língua e das suas expressões mais antigas, para a exploração e atualização da herança cultural. A música pode e deve ser (como foi em tempos) uma expressão compreendida e dominada por todos e uma prática diária na vida das famílias.

Fonte: Projecto Cardo / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora celebra 50 anos do 25 de Abril com intensa programação ao longo de 2024

A Câmara de Évora e um grande número de associações culturais e outras entidades da socied…