Esta iniciativa transfronteiriça é coordenada pela Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar e financiada pela La Caixa.

O projeto Português procura trabalhar além da prevenção de riscos naturais, está coordenada pela Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar, em conjunto com outras associações lusas tais como a dos Criadores de Maronês, Criadores de cabra brava, a nacional de Caprinicultores de Raça Serrana e está financiada pelo programa Promove Regiões transfronteiriças da Fundação La Caixa.

Rebanhos Mais pretende utilizar o pastoreio orientado como uma ferramenta para gerir espaços naturais, prevenir incêndios de maneira coordenada entre diferentes territórios fronteiriços e recuperar áreas degradadas. Para este fim, trabalhar-se-á para criar modelos de sistemas de informação georeferenciados (SIG) que, através de uma plataforma virtual, permitam a prevenção de riscos e a adaptação às alterações climáticas do território.

rebanhos

Segundo explica a entidade coordenadora, também procuram colaboração dos diversos atores para a adaptação do modelo e da sua réplica em outros territórios. Neste sentido, a plataforma também incluirá ferramentas de capacitação e suporte técnico para que possam ser utilizados por empresários do setor que queiram adaptar-se às inovações propostas pelo Rebanhos Mais.

Para a realização destes objetivos, a iniciativa promove a participação de administradores, agricultores, e consumidores, baseada na experiência positiva colhida em outras experiências em territórios como a Andaluzia, Catalunha e várias zonas dos Pirinéus, onde se comprovou uma redução significativa do incêndios florestais graças à aplicação da metodologia e recursos derivados do projeto.

Plataforma digital e formação

As possibilidades de implantar a iniciativa em outros territórios apoia-se na criação da plataforma digital que o projeto inclui, já que este suporte técnico supôe uma ferramenta de aplicação direta  para todos aqueles que desejam implantá-lo.

rebanhos

Junto com a plataforma digital, também está prevista a celebração de seminários, que neste momento adaptados à nova normalidade provocada pela crise do COVID, são implementados em formato online, como é o caso do  Segundo Webinar Rebanhos + Clima Positivo, que terá lugar no próximo dia 9 de julho e que todas as pessoas interessadas em participar possam inscrever-se de forma gratuita em  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTGv_xBecHeV0sK61ERVJCKBP4nqIvRxO6tt3BsVhPLMpdWw/viewform 

Este segundo encontro digital sucede ao evento do pasado dia 4 de Junho, e hão de seguir-se outros dois webinars, 16 y 30 neste mesmo mês de julho, apresentados por especialistas de Espanha e Portugal no qual, os participantes poderão conhecer em primeira mão o projeto, assim como as possibilidades que um trabalho tradicional como o pastoreio, unida às boas práticas e à tecnologia podem ajudar de forma ativa a conservar o meio ambiente e na prevenção e redução de incêndios florestais.

Veja também

Mais de 100 pessoas caminharam para apoiar projeto social de alunos da ESSF

Os alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária Severim …